quarta-feira, outubro 08, 2008

Bob Marley: além da Maconha e do Reggae

"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama.Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer" Bob Marley
Para muitos, Bob Marley é apenas sinônimo de maconha. O que muitos não sabem é que, por trás dos sons amaciantes das canções de Reggae, há palavras de igualdade, liberdade, gritos de paz e um eterno inconformismo com as injustiças que vivemos, principalmente as relacionadas ao preconceito racial.

Jamaicano pobre, filho de pai branco e mãe preta, a vida de Bob Marley é repleta de altos e baixos: atentado contra a sua vida, envolvimento com a política local da Jamaica, o sucesso internacional e, por fim, a luta contra um câncer que lhe custou a vida.

Veja a biografia completa no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley

Por seu carisma, sua eterna busca pela divulgação da paz e do amor, Bob é considerado por alguns um dos maiores profetas do nosso tempo. Lógico que há quem diga que ele não passou um de um cantor comum que fazia apologia à maconha. Para os que pensam assim, sugiro explorar um pouco mais das dezenas de álbuns que o cantor lançou antes de sua morte aos 36 anos, bem como sua história de vida a sua luta pela igualdade.

E para começar esse estudo, sugiro ler a tradução da música “Redemption song”, considerada por muitos a sua obra prima.

Canções De Redenção

Velhos piratas, sim, eles me roubaram;
Me venderam para navios mercantes,
Minutos depois de eles terem me tirado
da "lagoa profunda" (poço sem fundo)
mas minha mão foi fortalecida
pelas mãos do todo poderoso,
nós avançamos nessa geração triunfantemente

Tudo o que eu sempre tive foram canções de liberdade,
voce não irá ajudar-me a cantar essas
canções de liberdade?, porque tudo o que eu
sempre tive foram canções de liberdade,
canções de redenção.

Liberte-se da escravidão mental
ninguém
além de você pode libertar sua mente,
não
tenha medo da energia atômica,
porque eles
não podem parar o tempo,
por quanto tempo
vão matar nossos profetas,
enquanto nós
permaneceremos de lado olhando.
Sim, alguns dizem que é apenas uma parte
nós temos que cumprir o livro.

Você não ira ajudar-me acantar essas canções
de liberdade?, porque tudo o que eu sempre
tive foram canções de redenção.Tudo o que
eu sempre tive foram canções de redenção
essas canções de liberdade, canções de
liberdade.

Nenhum comentário: