sábado, junho 28, 2008

MITOS E VERDADES

A palavra câncer ainda é motivo de susto para muitas pessoas. A sua aura de fatalidade ainda acarreta impressões falsas de que o câncer é inevitavelmente sinônimo de morte. A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo. Ocasionalmente, a interpretação de fatos relacionados ao câncer ou uma generalização de um caso isolado da doença, assim como especulações, acabam por confundir a realidade da situação.
O câncer tem cura?
O câncer tem cura, mas depende do quão avançado ele se apresenta. A extensão inicial da doença é denominada estádio clínico, que vai do estágio I ao IV. O estádio é definido de acordo com o tamanho do tumor, e se existe ou não espalhamento da doença, chamado metástase. Quanto menor for o estágio da doença maior será a chance de cura. Por isso é muito importante a realização do diagnóstico precoce.
O câncer é contagioso?
O câncer não pode ser transmitido por contágio como resfriado, por exemplo. Mas certos vírus propensos a provocar alguns tipos de câncer podem ser transmitidos por contato sexual, transfusão de sangue de má qualidade ou seringas contaminadas. O Câncer de mama não é provocado por vírus, portanto não é contagioso.
Todo tumor é câncer?
A palavra tumor é atribuída a qualquer aumento de volume desenvolvido em qualquer parte do corpo. Não significa câncer. Quando as células crescem de forma organizada, sem invadir tecidos vizinhos, corresponde a um tumor benigno. Caso contrário, o tumor é maligno, esse sim, um câncer.
Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama?
De forma alguma. Não existem pesquisas ou estudos que comprovem a relação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.
Se eu faço o auto-exame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia?
O auto-exame das mamas não é capaz de detectar por si só, a existência do câncer de mama. O que se deve fazer é a conjugação de todos os passos do auto-cuidado das mamas, isto é, realizar o auto-exame todos os meses, fazer o exame clínico com seu médico anualmente, e a mamografia na periodicidade indicada por ele. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com exame médico, por essa razão, a American Cancer Society (ACS) também recomenda a mamografia, junto com o auto-exame e o exame físico feito por um profissional de saúde.
Amamentar protege o peito do câncer de mama?
A amamentação é muito importante como fator protetor. Mulheres que amamentam o primeiro filho mais cedo têm menos risco para o câncer de mama, embora ainda assim aconteça, mesmo tendo amamentado várias vezes. Quando a mulher completa a gravidez e amamenta, as células mamárias chegam à sua maturidade, tornando-se mais resistentes a alterações genéticas.
Mamografias são dolorosas?
O procedimento da mamografia pode levar a um desconforto momentâneo devido à pressão exercida pelo aparelho sobre a mama. Mas a mamografia em si não é dolorosa. Para amenizar esse desconforto, as mulheres devem considerar seu ciclo menstrual na hora de agendar sua mamografia. O período mais adequado para o exame é logo após a menstruação.
O tecido denso das mamas, ou dos seios, em mulheres jovens impossibilita a visualização de tumores pela mamografia?
Apesar de ser verdade que densidade do tecido mamário nas mulheres jovens dificulta a visualização, essa continua sendo a única forma de detectar microcalcificações que podem ser sinais de um início de câncer de mama. A pratica do auto-exame regularmente continua sendo importante para essas mulheres.
Pessoas na minha família tiveram câncer, terei também neoplasia porque o câncer é hereditário?
Ter histórico familiar de câncer pode ser um alerta para iniciar um acompanhamento com médico mais cedo. No caso do câncer de mama, de 5% a 7% dos casos são ligados ao fator hereditário. Na grande maioria dos casos, as mulheres não têm parentes com câncer de mama ou mesmo outros cânceres.
Fonte: http://universodamama.com.br

Nenhum comentário: