sábado, agosto 09, 2008

A era do trabalho a distância

Estamos assistindo à evolução evidente de instrumentos para evitar contatos pessoais (mensagens eletrônicas, skype, comunidades virtuais, etc...). Isso é ruim? Desumano? O computador está acabando com os relacionamentos?

Claro que, se alguém se tranca em casa e não sai de perto teclado pra tomar banho, precisa de tratamento psiquiátrico.
Mas em muitas profissões o contato físico se tornou desnecessário.
Se tivermos uma conquista a realizar neste século 21 é o direito a trabalhar a distância em horários livres. Produzir mais trabalhando menos. Isso que é eficiência heim!!!
Seria bem mais eficaz deixar em livre quem pudesse trabalhar em casa, fazer reuniões e teleconferências, digitalizar e dar uploads em documentos.
Hábitos velhos resistem. Mas tecnologias online existem para humanizar o homem, ajudar as pessoas para que tenham mais tempo livres e se dedicar de verdade as suas famílias e amigos.
Tudo isso parece uma utopia de dez anos atrás, e é. Nós é que estamos atrasados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo:

O mundo está mudando velozmente e, lamentavelmente, o homem continua vivendo em função do “ter”, acumular..., sem despertar para a função do “ser” para “ter”. Ainda assim, prefiro continuar acreditando que essas tecnologias on line surgiram para aperfeiçoar trabalhos e relacionamentos humanos. Depende de cada um utilizá-las adequadamente como contribuição individual ao progresso da humanidade.



Valeu!!!

Abç

Tom