quinta-feira, maio 15, 2008

Por que tudo é virose?

Para o leigo, a sensação é de diagnóstico apressado e mal concluído, mas quando o médico diz tratar-se de uma virose está informando que o problema de saúde foi causado por um vírus. E há diversos tipos deles, responsáveis pelo aparecimento de muitas doenças, desde um resfriado comum à catapora, sarampo, varíola e até Aids. Como a maioria não tem tratamento específico, um diagnóstico generalizado acaba sendo suficiente, pois não interfere no tratamento.
O vírus é transmitido pelo contato com outras pessoas via tosse, espirro e até a própria fala, ou objetos contaminados. As crianças são geralmente as mais afetadas, pois ainda não possuem o sistema imunológico completamente formado.
As viroses respiratórias são as mais comuns, provocadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR), o rinovírus, o adenovírus, o parainfluenza e influenza. Com exceção da gripe, causada pelo influenza, as viroses costumam durar cerca de uma semana e não há medicamentos específicos para a cura. O tratamento é feito à base de repouso, medicamentos para atenuar os sintomas e ingestão de líquidos.
A gripe muitas vezes é confundida com outras infecções respiratórias, ou mesmo com dengue, e é mais preocupante devido à sua associação com complicações graves, como pneumonias e otites. Mas é a única infecção causada por vírus que pode ser prevenida com vacina.
Miriam Ribeiro

Nenhum comentário: