Mostrando postagens com marcador Cotidiano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cotidiano. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, julho 15, 2011

Refletindo sobre o racismo

Imagem - www.coletivoverde.com.br
IMPACTANTE, imagem racista, porém, mostra a real situação dos nossos preconceitos. Inclusive o preconceito entre pessoas de pele negra para com pessoas de pele branca. É, eles também são preconceituosos. Eu, de pele branca, aos olhos de amigos negros, sou o: paquito; playboy; branquelo; qualhado; leite de rosas; brancura; docinho de coco; e por aí vai... Claro que a conotação preconceituosa nesses "apelidinhos", normalmente é maior e mais freqüente com aqueles de pele negra, mas, uma vez constrangido, o estrago é igual para ambos. Crianças de pele escura, sorridentes e bem cuidadas também não transmitem desconforto e insegurança ao próximo. Bom, a imagem está aí para reflexão e discussão, afinal, essa foi a finalidade.

sexta-feira, maio 13, 2011

Emoção

Esse vídeo mostra reações de pessoas que esperam seus parentes voltarem da guerra. Impossível não se emocionar.


segunda-feira, março 28, 2011

Conflito feminino - Como conciliar o lado pessoal com o profissional

Por
Mariana Teodoro

Foto - Goodshoot/Thinkstock
Adiar os planos de construir uma família para se dedicar à carreira ou abrir mão da profissão para casar e ter filhos? Ter sucesso no emprego ou priorizar a relação amorosa? Se você é uma dessas mulheres que sofrem com a divisão de sentimentos entre casa e trabalho, saiba que você não está sozinha. Atualmente, o drama para tentar conciliar o lado profissional e o pessoal é um dos que mais perturbam as mentes femininas. Embora não exista uma fórmula mágica para acabar de vez com o conflito, o caminho rumo ao equilíbrio dos desejos e necessidades da mulher moderna pode ser mais simples do que se imagina.

“A chave para conciliar todos os lados da vida é o respeito por si mesma. Mulheres que tendem a viver somente para agradar os outros, serão cobradas uma hora ou outra pela vida”, afirma o psiquiatra Luiz Cuschnir, autor do livro A Mulher e Seus Segredos – Desvendando o mapa da alma feminina (Ed Larousse).

Atravessando a rua!!!


Foto: João Garrigó - www.campograndenews.com.br
Em uma viagem a cidade de Búzios, tive “aquele estalo” nas idéias. Percebi que a gentileza de algumas pessoas podem te deixar em sérios apuros. Darei três exemplos vividos, usando como base o comportamento entre carros x pedestres x atravessar a rua.

Pedestre tem prioridade

  • Em Balneário Camboriú, SC, quando os motoristas da cidade percebem que você quer atravessar a rua, imediatamente eles param o carro, oferecendo passagem. E fui testemunha deste fato na principal rua da cidade. Para quem mora aqui em Santos, é mais ou menos você parar o carro, no meio da rua, para dar passagem aos pedestres, em plena Av. Conselheiro Nébias.

Carro tem prioridade

  • Em Búzios, RJ, esqueça. Lá o carro tem prioridade. Pouquíssimas vezes os motoristas tiveram a “gentileza” de dar preferência a passagem de pedestres.

Meio a Meio

  • Em Santos, SP, metade dos motoristas da cidade dá preferência aos pedestres e a outra metade ignora-os.

sábado, janeiro 29, 2011

Era uma vez um clube em Santos...

Essa foto foi tirada meses atrás, quando estavam demolindo o clube de Regatas Santista, aqui na Ponta da Praia, em Santos. E pensar que curti vários carnavais de salão nesse clube. Posso não ter sido sócio, mas ele está entranhado nas lembranças da minha juventude. Como a maioria dos clubes em Santos, essa foi mais uma vítima da má administração e especulação imobiliária. Que sirva de exemplo aos que restaram...

+AQUI JAZ UM CLUBE CENTENÁRIO-

terça-feira, abril 06, 2010

Bondade?

Nas andanças pela net, retirei esse fragmento de artigo do Washigton Araujo. Nesse artigo ele fala sobre os "Vendedores de ilusão", comparando os políticos e apresentadores de tv que prometem realizar o sonho de alguém. No final tem o link para quem se interessar em ler o artigo por inteiro.

========================================================================

"Ditado muito conhecido no Brasil: "O que uma mão dá a outra não precisa saber". Caso tenham dificuldade de entender o "espírito", a "moral" do ditado popular, lá vai:

Se você faz um ato de bondade, não precisa espalhar para todo mundo, não precisa todo mundo saber que você é uma pessoa generosa e bondosa, ou seja, quando você faz o bem, faz por compaixão, pela vontade de ajudar o próximo, e não para tirar algum proveito ou status da situação perante a sociedade. Sendo assim caso você ajude alguém, não precisa colocar essa nota no jornal, guarde para você, afinal não existe recompensa maior que a gratidão da pessoa a qual você ajudou de alguma forma."

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=584TVQ002

terça-feira, março 30, 2010

Quem é você para julgar o outro?


É impressionante a facilidade que as pessoas têm em julgar o próximo. Antes do devido julgamento, o casal Nardoni já estava condenado perante a opinião pública.
Em um julgamento exclusivamente técnico (feito por advogados, juiz e promotores), dificilmente eles seriam condenados.
Antes que me chamem de insensível, deixo claro que não sou a favor da absolvição do casal, mas também não sou a favor da condenação. Na verdade sinto muita sensibilidade pela morte da criança. Quem não sente? Porém, acho sem sentido as pessoas abraçarem uma causa privada, que só diz respeito a uma família e manifestar-se violentamente, a ponto de agredir física e verbalmente o advogado e o pai do acusado. Veja que coisa doida, as pessoas se manifestaram contra a violência, praticando violência.

domingo, julho 05, 2009

Inversão de Valores


Hoje foi dia da "Cãominhada", evento que reúne centenas ou milhares de pessoas que produzem seus queridos cachorros e cadelas para um passeio a beira mar na linda cidade praiana, Santos. Não vejo problema nisso, apesar de achar que as autoridades e patrocinadores do evento deveriam gastar todo o dinheiro gasto em coisas mais importantes.
Não estou aqui para discutir o quanto um cãozinho pode satisfazer uma pessoa com companheirismo e carinho. Muitos se tornam cúmplices. Aliás, eu também tenho um cachorro e, não é de raça, é um vira lata, Dexter é seu nome, é muito querido por todos da família. Por coincidência do destino, ele chegou em casa no mesmo dia em que meu sobrinho nasceu. Ganhamos dois presentes no mesmo dia.Na verdade comecei esse texto pra falar sobre a relação entre humanos. Várias vezes vi mendigos querendo brincar com cachorros que não fossem os seus e fui testemunha em ver os donos desses cachorros puxarem as coleiras ou botarem os mesmos no colo. Meu... O que é isso. A pessoa dá mais valor pra um animal do que pra uma pessoa que pode estar faminta e mesmo assim queria acariciar seu bicho de estimação? Nem passa pela cabeça dessa pessoa que aquele mendigo pode estar querendo o carinho de um bicho porque pessoas o abandonaram ou se foram e, por falta de amor, ele se "perdeu na vida"?
Tenho certeza que nesse evento, "Cãominhada", existem muitas pessoas que gastam tempo, carinho, dinheiro e compaixão com seus bichos e não são capazes de estender a mão pra ajudar o próximo. Tratam bichos como pessoas e pessoas como bichos. Lamentável.

quarta-feira, julho 01, 2009

Sorria


Exteriorize seus traumas e infelicidades e diga:
Nada do que possa acontecer vai tirar esse sorriso do meu rosto.

domingo, junho 21, 2009

Somo nós que colocamos eles no poder!!!


Ao defender abertamente Sarney (Presidente do Senado) e declarar que “um denuncismo” tomou conta da nação, Lula mostra claramente a sua opção a favor dos corruptos e sua visão "chavista" de que os poderosos não precisam responder por seus crimes e deslizes, no mínimo, imorais.

Não entendeu? Clique aqui.

sexta-feira, junho 12, 2009

Saudades


Tive uma experiência – a primeira - quando tinha 20 anos e queria compartilhar com vocês. Um amigo de infância (Ricardo Borges) faleceu decorrente de um acidente de moto. Até aquele dia eu não sabia o que era perder alguém tão querido para sempre. Veio à notícia por parentes de que ele não aguentou e morreu no hospital. Fiquei sem ar, achei que ia morrer também. Estava na rua quando soube, e alguém, que não lembro, me ofereceu o ombro. Chorei muito. Cheguei em casa e minha mãe não sabia o que fazer, pois como quase todos os jovens do sexo masculino, jamais havia expressado tamanho sentimento na frente de minha mãe. Fui ao velório, mas não quis vê-lo, preferi ter para a eternidade seu rosto cheio de vida. Não sabia o que me esperava. Na hora do enterro nada fazia sentido, ele se foi de verdade, não tinha mais jeito. Não era possível, meu camarada se foi. E agora o que eu faço? Chorei e me desesperei outra vez, dessa vez eu lembro quem me ofereceu o ombro, foi seu primo Barone. Acho que intimamente eu achava que a qualquer momento ele poderia levantar daquele maldito caixão.
Estou falando sobre isso pelo motivo de estar vendo a todo momento reportagens sobre o vôo da Air France. Os parentes angustiados nunca saberão com certeza se seus entes queridos voltarão. Bom ou ruim? Depende da pessoa. Alguns acreditarão que eles estarão pedidos em alguma ilha desconhecida do atlântico e um dia serão achados com vida, outros sofrerão imaginando como seria dar um último abraço.
Caso tenha lido esse texto até o final, abrace as pessoas que você ama o mais rápido possível, se você deixar pra depois, pode ser que não haja tempo.

quarta-feira, março 11, 2009

Frase

Mentalize essa frase toda vez que seu dia estiver indo mal e considere que ele pode estar ruim devido seu particular pessimismo.
"Há pessoas que estão sempre prevendo dores e pesares ; e, deste modo, sofrem mágoas que nunca se realizam."
Josh Billings (1818-1885)

sábado, fevereiro 28, 2009

Lei do Silêncio


(Essa foi ótima)

Um juiz de Colorado nos Estados Unidos, inovou em sua sentença aplicando uma pena alternativa, ao invés de fazer o infrator pagar uma multa.

O caso foi o seguinte: Um morador escutava rap com o som nas alturas e infringiu a Lei do Silêncio. Chamada a polícia local o jovem foi autuado e teve que comparecer a presença do magistrado. O juiz além de lhe dar aquele sermão, foi cruel e obrigou o jovem a escutar a música do desenho “Barney, o dinossauro”. Quem já ouviu essa música sabe que ela é tortura pura, tanto é, que ela é usada na base de Guantánamo em adolescentes suspeitos de terrorismo.

O juiz Paul Sacco explica sua sentença “Quando uma pessoa que ficou tocando rap no mais alto volume é obrigada a sentar e escutar a música do “Barney, o dinossauro”... é uma punição horrível”. Durante o cumprimento da pena não é permitido que o “delinqüente” coma, beba ou leia. “É para aproveitar melhor a música”, diz o juiz.
====================================================================

Achei ótima essa idéia. Aqui no Brasil, quando alguém desobedecesse à lei do silêncio, deveria ter uma pena aplicada mais ou menos assim:

Ouvir rap ou rock em alto volume - Pena: 3 horas de música sertaneja
Ouvir sertanejo ou pop em alto volume - Pena: 3 horas de pagode
Ouvir reggae ou jazz em alto volume - Pena: 3 horas de axé

E tudo vice-versa...

Provavelmente é uma boa lição pra quem não respeita as regras mínimas da boa vizinhança. Aplausos ao juiz que ao invés de incriminar o jovem, tentou lhe educar.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

A Internet está nos deixando burros?

Em artigo de Ivolethe Duarte e Nara Damante publicado na revista “Ser Medico”, foi abordado se a navegação rápida na internet por meio dos buscadores, principalmente o da GOOGLE, estaria alterando o funcionamento do cérebro humano, por não deixar as informações adquiridas pelo uso dessas ferramentas fixarem um raciocínio complexo. Leia um resumo do texto abaixo.
======================================================================

Gary Small, neurocientista, afirma que “a maleabilidade é própria da dinâmica do cérebro humano no processo evolutivo”.

O psiquiatra Jorge Alberto da Costa e Silva, também destaca que “O cérebro ainda é o único órgão do corpo humano que ainda não concluiu a evolução. O cérebro é um sistema em evolução que abriga a consciência e a autoconsciência. Esta vida psíquica consciente é que nos faz buscar o nosso papel dentro dele e nos colocar em sintonia com o movimento evolutivo”.

Dessa forma, o processo rápido de apreensão de informação seria nocivo ao raciocínio complexo?

O Google esta nos tornando idiotas?

Quem pergunta é Nicholas Carr em artigo da revista The Atlantic. Ele acredita que a forma de receber e processar conteúdos estão transformando o cérebro humano “em massa de panqueca”, plana e esticada por informações, mas sem nenhuma profundidade. Carr diz que a informação de forma rápida e fracionada é “ameaça potencial a redução da capacidade de concentração, reflexão e contemplação”.

Carr tem razão, mas só em parte, afirma o neurocientista Ivan Izquierdo. Ivan diz que podemos nos acostumar com respostas pré-digeridas na internet, mas também temos acesso aos sites de buscas de toda a bibliografia cientifica do mundo. Izquierdo conclui: “Nunca foi tão grande a possibilidade de acessar essa informação como agora. E privilegio de cada um ir a esses artigos completos e lê-los, ou não”.

Gary Small arrisca que “a tecnologia pode acelerar o processo de aprendizagem, o lado negativo e que há pessoas viciadas em internet estão colaborando com o aumento dramático do diagnostico de Déficit de Atenção”.
======================================================================

Discussões a parte, toda informação adquirida é bem vinda. Aprender nunca é demais, mesmo que esse aprendizado seja diminuto.

É melhor saber pouco sobre determinado assunto, ou não saber nada sobre ele?

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Solidariedade ou Hipocrisia?

Muito tenho visto nessas últimas semanas as pessoas se solidarizarem com as vítimas das fortes chuvas no Estado de Santa Catarina. Bato palmas pela boa vontade daqueles que ajudam quem tanto precisa, mas deixo meu protesto aos que praticam a bondade com um “toque” de hipocrisia, tentando se mostrar adequado.
Você deve estar se perguntando: “Que cara doido, falando mal de quem estende a mão em ajuda ao próximo”.
Não, não sou doido. Quem esta precisando de ajuda não se interessa pela má ou boa vontade de quem doa alimentos, roupas ou remédios. E nem deveria se preocupar com isso. Se alguém se dispôs a ajudá-lo, o mínimo que pode fazer é agradecer.
A minha crítica é para aquela pessoa que faz caridade e o altruísmo disfarçado, querendo aparecer para os vizinhos, para os amigos e para a sociedade como uma pessoa que se preocupa com o próximo. Mentira! Não se preocupa coisa nenhuma!
Muitos deles têm empregados dentro de casa recebendo “salário de fome” e tendo que comer a sobra do almoço. Muitos deles destratam e desviam seus olhares dos mendigos e pedintes. Muitos deles não respeitam as necessidades dos deficientes físicos ou mentais. Muitos deles jogam seus pais em asilos imundos e sem o mínimo de condições para cuidar dos seus ascendentes. Muitos deles usam trabalho escravo e mão de obra infantil em suas empresas.
Que eles continuem gastando seu farto dinheiro coagidos pela vergonha de não serem pessoas boas por natureza espiritual. Mas não espere que essas pessoas dividam o pão quando esse pão tornar-se sua única riqueza.
A solidariedade praticada pelo ser humano como um ritual, um hábito ou um dever, sempre terá seu lugar, porém, nunca terá o valor e a consistência dos atos de benevolência praticados por puro instinto e convicção.
Ajude sem esperar gratidão ou reconhecimento.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Racismo

Veja o vídeo até o fim e confirme se você é um cara de pau.... ou não.


sexta-feira, novembro 21, 2008

Amizade

Amigo que é amigo reza junto com você, mesmo que ele nem fale sua língua...rs

terça-feira, outubro 21, 2008

Sem tempo

Tenho andado sem tempo e disposição para atualizar o blog, por isso deixo uma frase do livro que meu amigo Tom emprestou e estou lendo atualmente.

"Se você e eu demonstrarmos que a paz é mais satisfatória que a guerra, a consciência coletiva se modificará". Deepak Chopra

sexta-feira, outubro 10, 2008

Dia das Crianças

Hoje fui comprar o brinquedo dos meus dois sobrinhos. Que loucura! Doideira total! Muita gente na loja. E ainda falam que a galera anda sem grana...rs

Infelizmente não consegui achar o jogo que desejava comprar ao meu sobrinho e acabei comprando um boneco para sua já ENORMEEEE coleção (ele adora brincar de luta com os bonecos). Para minha sobrinha não foi diferente, fui buscar uma boneca que havia visto na net, mas decepcionou quando a vi ao vivo e em cores. Trouxe um dos bonecos da série Cocoricó da TV Cultura, comprei o "chefe da turma" o boneco Julio.

Comecei esse texto pra dizer que na verdade eu sei que eles preferem mesmo é brincar na areia da praia, na fonte do sapo, castelinho do Rebouças, etc.... Criança gosta é de bagunça, nós adultos que os estragamos com esse mundo de brinquedos, na maioria das vezes, sem sentido.

"As crianças desadoram os brinquedos que dizem tudo, preferindo os toscos nos quais a imaginação colabora. Entre um polichinelo e um sabugo acabam conservando o sabugo. É que este ora é um homem, ora uma mulher, ora é carro, ora é boi - e o polichinelo é sempre um raio de polichinelo."

Monteiro Lobato

quarta-feira, outubro 01, 2008

Vida Profissional

A separação entre a vida pessoal e a profissional dizem os especialistas que é utópica. Justamente por isso, há pessoas que, ao obter sucesso na carreira, se revestem daquele personagem no dia-a-dia, no convívio com a família e os amigos e, como consequência, se transformam em alguém irreconhecível.
"As pessoas acabam adotando o nome da empresa como seu sobrenome, porque não distinguem o pessoal do profissional. Elas trabalham em grandes empresas, têm um motorista particular, viajam o mundo, mudam seu padrão de vida. A fama sobe à cabeça", conta o coach e autor do livro "Executivo, o super-homem solitário", Emerson Ciociorowski.
Entretanto, esses profissionais esquecem que estão sujeitos a mudanças bruscas, como a falência da empresa ou a demissão. Para se ter uma idéia, nos Estados Unidos, a vida útil de um CEO (sigla em inglês para diretor executivo) varia entre um ano e meio e dois anos. É só parar para pensar: quantos executivos de grandes empresas já caíram em meio à crise subprime? Muitas vezes, eles são culpados pela má performance da organização, o que dificulta a contratação por outra empresa."Quando a mudança acontece, essas pessoas sofrem muito. Justamente por conta da vaidade, elas não cultivam seu networking - na realidade, devem ter perdido muitos amigos por conta de seu comportamento - nem procuram um plano B. Assim, um dia elas reinam e, no dia seguinte, não são ninguém", garante Ciociorowski.
Não misture as coisas. Para o consultor organizacional Milton Nonaka, é essencial aprender a diferenciar o que é fruto do trabalho individual e do trabalho de toda uma equipe. "Uma coisa é ter por trás de você uma marca crível e famosa, uma empresa estruturada e funcionários talentosos. Outra coisa é fazer tudo sozinho. É preciso tomar cuidado, pois o sucesso pode não passar de 15 minutos de fama.
E, quando o vaidoso perde o crachá e o poder, perde tudo". Ciociorowski finaliza lembrando que a identidade da pessoa é muito mais importante do que sua identidade profissional. "Somos muito mais do que a somatória de todos os papéis que cumprimos na vida. O papel que cumprimos enquanto profissionais é só um deles.
O ser humano em si é muito mais rico, complexo e importante".
Fonte: Infomoney