terça-feira, março 22, 2011

O menino do pijama listrado


No texto de hoje vou falar sobre minha última leitura. Trata-se do livro “O menino do pijama listrado” de John Boyne. É a história de um garoto (Bruno) de nove anos que é totalmente alienado sobre o que acontece fora do seu lar.

Ele mora em Berlim e seu pai, que é militar e responde diretamente ao Fúria (Hitler), tem que mudar de cidade por causa do “trabalho”. Ele é tão inocente e desinformado que não percebe que sua nova casa é vizinha a um campo de concentração e extermínio de judeus. Seu grande sonho é ser explorador, e em uma de suas aventuras ele conhece um garoto (Shmuel), judeu, da sua idade, só que mora do outro lado da cerca.

O interessante é que quando o garoto fala que é judeu, ele, mesmo sendo filho de um oficial alemão, e em plena segunda guerra mundial, não sabe o que significa aquela palavra. Li o livro em algumas horas e ficou o gostinho de quero mais. 

O final é triste e dá exemplo de que seremos cobrados, uma hora ou outra, de todos os nossos atos falhos. A amizade entre os pequenos Bruno e Shmuel muda a vida de ambos, principalmente a de Bruno.

Nenhum comentário: