terça-feira, janeiro 25, 2011

Aléxandros: O sonho de Olympias


Acabo de ler “Aléxandros: O sonho de Olympias” de Valerio Massimo Manfredi. É o primeiro de três volumes. É a história do rei da macedônia, Alexandre - O grande. Livro muito bom e não vejo a hora de ler o segundo volume. Transcrevo abaixo alguns trechos do livro.

“Somente o homem, entre todos os seres vivos, pode elevar-se  até quase alcançar as moradas dos deuses, ou descer abaixo dos animais irracionais”. Rei Filipe, pai de Alexandre

“De repente Arsames calou-se e fitou Alexandre nos olhos. Viu naquele olhar um formidável desejo de aventura e o brilho de uma força vital invencível. Compreendeu que naquele jovem ardia uma alma mais poderosa que qualquer outra que ele até então encontrara em sua vida”.

“Chamam-me Filipe, o Bárbaro. E sabes o que isso significa? Significa que nunca irão me aceitar como líder e chefe porque me desprezam, embora me temam”.  Rei Filipe, pai de Alexandre

“É uma pergunta grande demais pra ti. E pra mim também. Uma pergunta  para qual não pode haver uma resposta segura. Lembra isto, Alexandre, um bom mestre é aquele que dá respostas honestas”. Aristóteles

“Não existem respostas simples para problemas complexos”. Aristóteles

“Conhecer a si mesmo é a mais difícil das tarefas, pois tem que ver diretamente com a nossa racionalidade, mas também com nossos medos e paixões. Quando alguém consegue de fato conhecer profundamente a si mesmo, também saberá entender os outros e a realidade que o cerca”. Alexandre

Um comentário:

Tom disse...

Meu amigo: que belas lições trazem uma obra como esta. Somos privilegiados neste mundo por termos o hábito da leitura. Se as pessoas experimentassem as infinitas possibilidades que perdem de enxergar o mundo diferente com esse hábito e mudar radicalmente suas vidas, tomariam coragem para iniciá-lo e ler muito a partir de então, para compensar o tempo desperdiçado.
Parece-me que esse livro tem a tua cara!